Iniciação Científica


A Iniciação Científica é uma atividade de investigação realizada por estudantes de graduação no âmbito de projetos de pesquisa, devidamente orientados por pesquisador qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos científicos, bem como ao desenvolvimento da mentalidade científica e da criatividade no confronto direto com os problemas oriundos da pesquisa.

A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa científica, configurando-se como poderoso fator de apoio às atividades de ensino. Seus objetivos são:

  • Iniciar e apoiar o aluno dos cursos de graduação na prática da pesquisa científica;
  • Desenvolver a mentalidade científica, crítica e investigativa dos alunos;
  • Estimular interesses e habilidades pela investigação científica nos professores e nos alunos dos respectivos cursos;
  • Estimular o professor orientador a formar equipes de pesquisa;
  • Identificar e estimular os alunos com vocação para a investigação científica.

Para concorrer à bolsa, o estudante deverá estar matriculado em um dos cursos de graduação, apresentar coeficiente de rendimento de pelo menos 70%, dedicar 20 horas semanais às atividades de Iniciação Científica, buscar em sua área de interesse um professor que esteja disposto a orientá-lo e, juntos, submeterem o projeto, de acordo com o edital vigente.

O estudante, após ter seu projeto aprovado e com o contrato devidamente assinado, receberá o valor integral da bolsa de acordo com a vigência do edital, conforme determinado pela Instituição.

A duração da bolsa será de acordo com o edital vigente. O valor da bolsa é reajustado anualmente.

  1. A submissão do projeto pelo professor(a) orientador(a) via sistema SisPEX.
  2. O aluno(a) deverá anexar os documentos comprobatórios referente ao seu currículo e seu histórico escolar via sistema SisPEX, após submissão projeto pelo professor(a).
  3. Projetos com seres humanos ou animais deverão ser submetidos aos seus respectivos Comitês de Ética em Pesquisa da Univiçosa.
  4. Após aprovação pelo Comitê de Ética, os projetos serão avaliados pelo Comitê Científico;
  5. Aprovados os projetos, aluno e professor orientador assinarão um termo de compromisso para dar início às suas atividades de pesquisa.

O aluno deverá entregar um relatório final do projeto executado e submeter ao SIMPAC (Simpósio de Produção Acadêmica), promovido pelo NUPEX anualmente.

Os autores de projetos aprovados não contemplados com bolsa serão convidados para desenvolver sua pesquisa. Seguirão as mesmas orientações da Iniciação Científica contemplada com bolsa e sob os mesmos critérios. Ao final, aluno(s) e professor orientador receberão o certificado de Iniciação Científica voluntária.

Para melhor entendimento do processo de submissão, recomendamos seguir o tutorial em vídeo, ou ainda consultar o documento de apoio com as etapas.

Tutorial em vídeo: Clique para acessar.

Documento de apoio:  Clique para acessar.

Na Univiçosa são desenvolvidas diversas pesquisas de cunho científico, realizadas pelos cursos de graduação. Para acesso aos projetos clique aqui.