Monitoria


Na UNIVIÇOSA o programa de monitorias é coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que é um núcleo que tem seus serviços voltados para o atendimento de acadêmicos, professores e gestores dos cursos das áreas da saúde, humanas, exatas e tecnológicas, no que diz respeito ao seu desenvolvimento social, pessoal, emocional e, sobretudo, nos processos de ensino-aprendizagem envolvidos na construção do saber.

Para a execução de suas atividades, o NAP tem como referenciais a Missão, os Princípios, o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Avaliação Institucional da UNIVIÇOSA.

O NAP está encarregado, entre outras coisas, do programa de monitorias da UNIVIÇOSA, responsável pela oferta de mecanismos/estratégias de nivelamento das condições de ensinoaprendizagem e apoio pedagógico. Há grande preocupação com a organização do ensino, com a estrutura curricular, com a qualidade das aulas e dos estágios oferecidos aos acadêmicos. Por outro lado, há clara atenção com a educação profissional e com o real aprendizado de cada um de seus acadêmicos. Um dos fatores que mais facilitam esse processo é a grande proximidade entre professores e acadêmicos, para que se estabeleça uma verdadeira troca de experiências e um vínculo maior, para que esse processo de educação seja o mais profícuo e individualizado possível.

As atividades de monitoria dizem respeito ao acompanhamento próximo e à orientação sistemática de grupos de acadêmicos realizada por outros acadêmicos mais experientes na área de formação.

Tem como objetivos gerais ampliar as perspectivas na formação, integrando as dimensões biológica, psicológica e social, elaborando coletivamente e criticamente as experiências de aprendizagem.

Além disso, as atividades de monitoria favorecem a habilidade de trabalho em grupo, promove a cooperação e o estímulo constante de seus membros, a troca de mecanismos de enfrentamento de dificuldades, o respeito a objetivos comuns e, especialmente, uma análise não solitária e mais criativa de problemas relacionados a aprendizagem de determinado conteúdo.

Uma melhor qualidade de vida para o acadêmico que formamos e uma maior qualidade dos cursos que oferecemos é o resultado que esperamos alcançar com o programa de monitorias.

O(A) monitor(a) será selecionado entre os discentes inscritos no processo seletivo realizado no próprio Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP (essa inscrição só poderá ser feita pelo email nap@univicosa.com.br) em período específico informado na homepage da UNIVIÇOSA. O(A) monitor(a) deve possuir nota igual ou superior a 70% na disciplina para a qual foi aberta a vaga.

Os contratos dos monitores são de responsabilidade do NAP, que fica incumbido de enviá-los, assim que assinados por aluno e professor orientador, a secretaria.

Os pagamento são solicitados pelo NAP ao setor financeiro e a secretaria a depender do modo de pagamento (em espécie ou na forma de desconto na mensalidade).

Certificar-se de que o professor está cumprindo suas atribuições como orientador(a) quando houver reuniões de colegiado de curso;
Verificar se o professor está respeitando o calendário de seleção de monitores e se o mesmo enviou as questões da prova de seleção ao NAP;
Comunicar a coordenação do NAP as mudanças que se fizerem necessárias ao longo do semestre em determinada monitoria;
Enviar a coordenação do NAP nos meses de junho e novembro as demandas por monitor em cada disciplina, para que seja confeccionado o edital de seleção de monitores(as);
Conferir o edital e notificar a coordenação do NAP caso haja necessidade de alguma mudança no mesmo.

  • (31) 3899-8066
  • Núcleo de Apoio Psicopedagógico, sala 01 e 02 do NAP/Univiçosa
  • Segunda a Quinta-feira de 07:00 ás 22:00 e Sexta feira de 07:00 ás 18:00.