Verifique abaixo as principais informações sobre os procedimentos do CEP:
A submissão de projetos ao CEP, deverá ser realizada na Plataforma Brasil (Clique para acessar), dentro dos prazos de submissão.
O CEP irá validar as informações e os pesquisadores devem acompanhar o andamento do projeto na Plataforma Brasil.
(Informações baseadas na Norma Operacional CONEP 001/2013)
*Atenção! A Plataforma Brasil não envia e-mail de notificação de pendências documentais. Após a submissão de um protocolo, o pesquisador responsável deverá verificar o status da Plataforma Brasil constantemente, até que o mesmo seja modificado para ″Em apreciação ética″
ORIENTAÇÕES SOBRE PENDÊNCIAS
O protocolo de pesquisa poderá receber dois tipos de pendências emitidas pelo CEP e que são diferentes.
Neste caso é necessário que o pesquisador responsável:
Observação: Lembrando que não basta apenas anexar os documentos modificados à Plataforma Brasil, é necessário que as informações do projeto, dos documentos e do formulário online sejam idênticas.
ATENÇÃO:
Após finalização de um projeto que aprovado pelo CEP, o pesquisador responsável deverá realizar o término do projeto via Plataforma Brasil, conforme consta na Resolução 466/2012, XI.2.d e Resolução 510/2016, Art. 28, V.
Para isso, são dois passos simples a serem seguidos:
Após enviar o relatório final, o pesquisador responsável deverá notificar a CONEP sobre o término do projeto.
Para tanto é necessário acessar a Plataforma Brasil e realizar os seguintes procedimentos:
Observações: O pesquisador principal é o responsável por comunicar o término do projeto, desta forma não é necessário assinar o documento gerado. Também não é necessário anexar nenhum outro documento e o campo justificativa é opcional.
Somente após realização dos dois procedimentos elencados é que o protocolo será considerado como encerrado.
A retirada ou cancelamento de projetos pode ser realizado perante a solicitação e apreciação da solicitação pelo CEP.
O passo a passo a ser seguido depende da situação do projeto (Pendente ou Aprovado):
Após recebimento de um parecer Pendente, se o pesquisador decidir por não dar prosseguimento à execução do projeto, ele deverá solicitar a retirada do projeto, enviando a Solicitação de Retirada de Projeto, de acordo com este modelo.
As orientações para envio da Solicitação de Retirada podem ser vistas neste vídeo elaborado pela CONEP:
https://www.youtube.com/watch?v=3FcrE-og6Xg
Para projetos aprovados que não serão mais executados, o pesquisador principal deverá solicitar a Suspensão do Pesquisa, via notificação na Plataforma Brasil. Para isso, o pesquisador principal deverá seguir os seguintes passos:
1) Preencher a Solicitação de Cancelamento de pesquisa (modelo aqui), com as informações do protocolo e justificativa de suspensão.
2) Na Plataforma Brasil, identificar o protocolo que não será mais executado e clicar no símbolo da lupa.
3) Entrar no ícone de envio de notificação e selecionar, em Tipo de Notificação, a opção "Envio de Relatório de Cancelamento".
4) Anexar a Solicitação de Cancelamento de Pesquisa preenchida e clicar em Enviar.
Caso tenha dúvida sobre como realizar o envio de notificações, acesse este vídeo explicativo da CONEP:
https://www.youtube.com/watch?v=bIYK_0luq4A